segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Amor 

Meus dedos, meus braços, meu coração, meus olhos sempre estiveram cheios de amor para dar. Depois que eu morrer ninguém vai poder dizer que não dei um pouco desse amor para as pessoas. Muitas vezes me pergunto se eu fui amada. Acho que em uma etapa longínqua amei sem ser amada. Meu médico, as vezes me diz  que eu não posso amar outra pessoa. Eu me entrego de corpo e alma ao ser amado, e não sei amar pelas metades. 
Acho que ele tem razão, não sei se é pela minha carência que isso acontece.
Hoje por exemplo eu tive que suportar a ruptura de dois amores. As vezes eu olho na rua pessoas abraçadas ou de mão dadas e fico pensando: por que não acontece isso comigo ?
Ai eu saio pela tangente amo passarinhos de todas as especies, as minhas antigas rosas brancas o sol  e as estrelas. 
Sabe que é muito melhor amar assim sofri a solidão a dois quando fui casada, não tenho filhos porque tive uma mola hidatiforme grau dois de hertiger, fiz quimioterapia quatro meses, e nunca mais quis me casar. O que eu mais amo no mundo são as crianças, eu não tenho nenhuma, as vezes penso em adotar mas eu não sei se algum juiz me daria a guarda de um bebê.
Você que eventualmente me lê diga a quem quiser um amor puro, que o meu coração está pronto      para ouvir ou acolher sua dor. 

                                                                 Maria Helena Junqueira Reis 
                          30 de janeiro de 2017




quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

O Filho do Marceneiro 

Tive a sorte de ver a entrevista do ministro Teori Zavascki na internet feita alguns anos atrás me parece salvo engano na Fundação Getúlio Vargas. Não é porque ele morreu que ele virou santo mas por tudo o que eu ouvi nesta entrevista. O pai dele era marceneiro depois teve armazém com o necessário para viver com dignidade. 
Teori começou a trabalhar com 14 anos como office boy em um escritório de advocacia depois   do expediente ele se deliciava em ler  Pontes de Miranda e outros grandes juristas. Se formou em Direito ele e a esposa  e juntos abriram um escritório de advocacia. Amava Direito processual civil, o código civil, tudo menos o criminal. Ele passou no concurso em um Banco, a mulher em outro concurso. Tiveram dois filhos, uma vida comedida tranquila. E eu aqui faço uma ressalva ele era um JURISTA e não mais um advogado, deu aulas e no final foi para Brasília e resumindo foi para o supremo. 
Quem viu essa reportagem pode como eu ter notado a simplicidade, e a tranquilidade dele.
Penso hoje , hoje não, há mais tempo  que homem desse quilate está acabando.
Com certeza os Juristas estão de luto, não os advogados.
Carlos Heitor Cony  que é um jornalista de primeira linha falou na  entrevista da CBN no dia seguinte do que aconteceu com o ministro, o filho de Teori também falou no fantástico  que ele estava recebendo muitas ameaças. Disse ainda que gente interessada na morte de Teori era grande. Infelizmente sou uma formiguinha do Direito, e nada posso fazer. Simplesmente fiquei numa tristeza que não tinha tamanho. 
É gente foi uma queima de arquivo ? Vamos ver só o tempo dirá. 

                                                              Maria Helena Junqueira Reis 
                                                                    25 de Janeiro de 2017
     

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Conversa 

Eu queria muito conversar com um passarinho. Perguntar a ele como pode ser feliz o dia inteiro. Mal o sol raiou e ele começa a cantar. O voo do amanhecer é lindo eles voam alto, dão cada rasante e sempre na cantoria. Não tem medo de levar um choque elétrico, muito menos medo de chuva. No decorrer do dia eles começam a baixar voo, cansados e procurando um lugar seguro para descansar. Sempre armazenam comidinhas e eu morro de pena da expulsão deles do habitar que lhes é próprio. Será que é só eu que me preocupo com isso ? Talvez os seres humanos prefiram musicas eletrônicas, sambas, e outras coisas ao invés de buscar a harmonia cósmica. 
Sou muito influenciada por um astrofísico  Americano já falecido chamado Carl Sagan. Ele escreveu diversos livros alertando a humanidade, mas morreu. Ele escreveu no ultimo capítulo do livro Cosmos a seguinte pergunta: "Quem responde pela terra." Acho que ninguém. 

Maria Helena Junqueira Reis 
23 de Janeiro de 2017  


A noite é minha e das estrelas que tanto amo.
A lua é inconstante não é toda hora que ela aparece. 
Eu diria até que ela é dependente. 
O sol é que mesmo aparece. 
Amo o amanhecer, eu e os pássaros. 
Lá em cima as estrelas se envergonham com o brilho do astro rei. 
A coisa parece repetitiva, mas não é, é simplesmente bela e pura como um lírio. 

Maria Helena Junqueira Reis 
23 de Janeiro de 2017

OBS: Por favor donos do mundo, porque este espetáculo não pode parar.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

O  Sistema Prisional 

Sou especialista em Ciências Penais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Meu sonho era dar aulas na Universidade, como o meu pai. Não consegui. Por razões diversas que não vem ao caso tive que abortar esse sonho. Amo o Direito Penal. A doutrina é lindíssima e eu estudei demais. 
Os episódios com os presos brasileiros me tocaram fundo porque eram pessoas e não animais que morreram.
Quando comecei meu mestrado na Federal tive um firme proposito. Esquecer os ladrões de galinha e atacar quem realmente fazia mal para a sociedade.
A minha dissertação de mestrado tratava dos crimes informáticos ou melhor dos crimes cometidos através de computadores. É um livro fino 96 páginas porque odeio prolixidade, e também em linguagem fácil para que qualquer um pudesse entender o que eu estava escrevendo o livro foi publicado pela livraria e editora Del Rey. Está esgotado. Isso aconteceu no ano de 1997 e o Brasil teve acesso à internet em 1994.
Não há conduta tipica para os cyber crimes. Estão jogando tudo dentro do estelionato, mesmo que não aja misancene. 
Dou graças a Deus com o aparecimento das delegacias especializadas em fraudes eletrônicas .
Eu tinha muita vontade de trabalhar nem se fosse de graça com os peritos criminais. Mas hoje não sou mais bolsista do CNPQ e da Capes e tive que me conformar com a minha sorte.
Mas Deus nunca me faltou, hoje pinto telas já mexi com argila e tenho esse blog que levo muito a sério, então a especialista ficou sem o titulo de mestre mas Deus  deu a mim  outros caminhos talvez muito mais bonitos.

                                                                Maria Helena Junqueira Reis 
                                                                      18 de Janeiro de 2016 

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

O Trio 

É minha gente temos um trio pela frente de um lado David Trump, do outro Wlademir Puntin e do outro o nanico da Coreia do Norte. Como pode o mundo suportar tal coisa. A mídia já disse que o presidente dos Estados Unidos está enchendo seus carros de amigos do Putin. Nada é mentira, alias David Trump é milionário e não precisa agradar o resto do mundo. Putin está sendo seu amigo próximo. Não vou enumerar aqui toda lenga lenga dos jornais revistas e televisões. Certo é que os dois primeiros países tem um arsenal bélico de dar inveja. Li algum tempo que até a Índia tem bomba atômica. Há quanta andas, as de Angra dos Reis, eu não sei.
O nanico da Coreia do Norte fica lançando misseis duas vezes por dia ou três ...
Acho também que os meus eventuais leitores sabem que a única coisa que resiste a bombas nucleares são as baratas. 
Não sei se é por isso que tem gente querendo ir para marte e astrônomos pesquisando planetas que possam ser parecidos com a terra, por conseguinte, habitáveis. Eu acho que tem muita gente doida no mundo mas nenhum desses doidos estão em cargo tão privilegiados. 
Parece que as pessoas  ou melhor parece aos que elegeram não enxergam um palmo a diante do nariz.
Portanto senhoras e senhores vamos ver o que esse trio vai arrumar, porque mais uma vez os mais fracos serão vencidos por essa corja. 


   

                                                              Maria Helena Junqueira Reis
                                                                        16 de Janeiro de 2017 
          

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

A Tristeza e a Depressão 
Alguns anos atrás eu achava que tristeza era o mesmo que depressão. Hoje sei que são coisas completamente diferentes, a depressão é algo terrível que nos coloca inertes diante do mundo. A gente pensa que tanto faz levanta da cama como não levantar. A tristeza é diferente. Hoje despedir de duas pessoas o meu analista e uma grande amiga do Freud. Estou muito triste, mas aprendi a lhe dar com a tristeza, coloco uma roupa bonita, sapato, bolsa, batom como se isso fosse a fantasia da dor. E assim vou esperando o tempo correr por que de repente eu os terei de volta.  



Maria Helena Junqueira Reis 
13 de Janeiro de 2017

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

O Silêncio 
São quatro e meia da madrugada. Acordei de repente, e pensei em um estante que eu era dona do mundo. Nada para ocupar os meus ouvidos, os meus amigos passarinhos também dormiam, daqui apouco eles começam  cantar a sinfonia do amanhecer...
Vejo a misericórdia de DEUS nisso tudo: Apesar de todos os pesares o sol vai nascer de novo trazendo vida ao planeta terra, colorindo o céu de azul, flores de infinita cores, e as minhas queridas pombas rola vão catar a comidinha na rua, sem ter medos dos gatos. 


OBS: Tenho um irmão que eu adoro, ele se chama José Paulo, casado com minha querida  Flavia.
Desta união veio ao mundo, o meu lindo Rafael.  Ele gosta de fazer teatrinho e de comer na casa Vovó Helena. Um dia meu irmão me disse: "o amor que a gente sente por um filho é enorme você nem imagina, então tente dimensionar o amor de DEUS com os filhos dele. Só pode ser mesmo incomensurável"
                                                                  Maria Helena Junqueira Reis
                                                                         11 de janeiro de 2017

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

A Ultima Estrelinha de Natal 

No Natal as pessoas admiram tanta coisa boa e a minha mania de olhar para as  estrelas  piscando até o dia seis de Janeiro. Eu fico muito triste do nascimento de Jesus ser tão rápido, eu queria que cada pessoa coloca se uma estrelinha dessas dentro de seu coração. De fato passou o dia seis e eu fiquei na minha janela procurando se alguém deixou piscando estrelinhas de natal, qual não foi minha felicidade quando olhei para um prédio cheio de estrelinhas, fiquei feliz. A vinda do menino Jesus ao mundo deveria ser lembrada todos os dias. Faz mal não, se todo mundo apagou as luzes a minha nunca vai deixar de piscar.

Maria Helena Junqueira Reis 
09 de Janeiro de 2017
 

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Para Todos os que Sofrem 




Difícil  saber quem não sofre.É aquela observação que fazemos de quem tem a grama mais verdinha.Temos a cada instante a certeza de que a grama do outro é melhor que a nossa. Ledo engano. Isso pode servir só, e tão somente, para propaganda de TV. O resto é balela.
Pode parecer brincadeira, mas a dona deste blog só desconfiou disso como uma análise que já dura vinte e três anos com o doutor Henri Kauffmaner.
Até hoje não sei se ele acredita em DEUS. Eu acredito, e isso já me dá um pouco de vantagem. O resto ele faz sozinho como um trator atrás de mim , as nossas apostas são bilaterais e por isso mesmo, funciona.
De resto fica pelo menos um fio de esperança, por que de fato existe ainda uma luz enorme no final do túnel, basta você se responsabilizar por suas escolhas, e tocar o bonde.
 Maria Helena Junqueira Reis 
03 de Janeiro de 2017