quarta-feira, 30 de março de 2016

Nem só de internet vive o homem

Quando postei nesse blog "A partícula de Deus" em 2013, se referindo aos ganhadores do Prêmio Nobel de Física, disse que nem televisão eles tinham em casa. Contudo, depois de 50 anos de pesquisa descobriram, através de experimentos, a partícula de Deus. Hoje tudo gira em torno da internet, como se ela ensinasse até altas filosofias. Já escutei diversas vezes as pessoas dizendo: vai no Google. Bill Gates escreveu o seguinte: meus filhos no futuro terão diversos computadores, mas por enquanto eles estão lendo livros. Se não fosse assim, segundo Bill Gates, quando adultos eles não teriam condições nem de escrever sua própria história. Quem não fica encantado, por exemplo, com a polonesie heróica de Chopin? E, como ele, diversos artistas clássicos? Porém, o povo de hoje prefere tudo na boquinha da garrafa. Bom, eu acho que eu com os meus 63 anos estou sobrando. Só não vou pra Marte porque prefiro Saturno com seus anéis e vivo num quartinho pequeno que é o meu mundo sem interferência de nada, inclusive mantendo a minha privacidade. Hoje tudo se resume a Big Brother. Eu não aguento mais. Em virtude disso, dou por encerrado esse artigo, muito satisfeita com o meu posicionamento.

Maria Helena Junqueira Reis
Março/2016


terça-feira, 22 de março de 2016

O Dia Internacional da Poesia

Dia 21 de março foi o Dia Internacional da Poesia. Qual a é a motivação dos poetas? Eles existem para colorir ou colocar um meio termo dentro desta dicotomia maluca, ou seja, o bem e o mal.
O poeta verdadeiro não quer nem aplausos. Só quer deixar o seu recado para quem quer que seja. 
Já ouvi, também, que ler poesia dá sono. Que pena...
Os sonetos de Camões, por exemplo, são maravilhosos, e doces como favo de mel. Fernando Pessoa, Castro Alves, Olavo Bilac, e outros que eu não estou lembrando o nome, mas que atravessam séculos. 
Num país que poucos leem isso é péssimo. 
Traçando um paralelo será que Jesus foi um poeta? Ele falava através de parábolas e o evangelho é o livro mais vendido no mundo. 
Só me resta dizer: salve a poesia e os poetas.

Obs.: A semana da arte moderna em 1922 quebrou a rima e os poemas tornarem-se livres. Nem por isso menos belos.

Maria Helena Junqueira Reis
Março de 2016



quarta-feira, 16 de março de 2016

O céu ainda é azul

Por mais difícil que esteja a situação política e econômica do País, devemos nos lembrar sempre que o céu ainda é azul. Deus não desiste de nós. Cada dia os raios de sol nos acolhem, as árvores estão verdes, flores de infinita qualidade e os pássaros cantando em revoada na alturas. Eu sei que existem os miseráveis, mas eles estão sempre prontos para recomeçar. Por exemplo: a tragédia em Mariana. Eles tentam reconstruir a sua história através da fé. Acharam até santos perdidos no lamaçal, e isso se torna para eles uma fonte inesgotável de esperança. Vamos nos deixar levar pelos ventos da esperança porque sem isto estamos nos comportando piores do que formigas. Elas veem o formigueiro arrasado, mas não desistem nunca. Vão levando suas vidas com a maior lucidez, e com a sua força. Toda a força que Deus deu a elas, independentemente de serem mortas pelos pés dos humanos.




Maria Helena Junqueira Reis
Março de 2016

segunda-feira, 7 de março de 2016

TOMBOS

Acordei feliz. Pelo dia de ontem e de tudo o que eu observei nele concluí que eu não tenho problemas.
Afinal de contas tenho duas pernas, dois pés que me levam para onde eu quiser.
Uma cabeça de sobrevivente de hospício que ainda funciona.
Mas, resolvi ligar para o banco. Liguei trinta vezes. Bancário é um negócio... A gente põe o dinheirin e depois fica esperando calmamente, a hora que o bancário quiser atender o telefone. Eu nunca dei um cheque sem fundo. Não tenho cartão de crédito. Não devo à ninguém. 
Devo ao Freud minhas alegrias, minhas cumplicidades, meu sorriso, as minhas piadas e porque não dizer as minhas palhaçadas. De repente, comecei a ficar nervosa com a bancária e não sendo mesmo jeito de me portar, xinguei a bancária. Graças a Deus que não eram quatro horas da tarde. Senão teria dado o meu primeiro cheque sem fundo. Deus me livre de cair em cheque especial. Resolvidos esses entretantos fui para as artes de granulados dourados. Agora estou do lado da minha secretária adjunta que não é burra e fiquei feliz de novo.

Maria Helena Junqueira
07 de março de 2016