quinta-feira, 14 de junho de 2018

AS AMIZADES

AS AMIZADES

Assisto um tanto alegre a amizade de dois chefes de Estado que há pouco eram inimigos mortais. Porém, sou mineirinha e mineiro é desconfiado. Não sei o que que vai acontecer. Só falta agora o ditador da Córeia e o presidente dos USA, ele ver os jogos do campeonato mundial de futebol na Rússia e tomar cafézinho na mesma mesa.
Mineiro, gente, é um bicho difícil, para ilustrar a história, conto-lhes uma piada, muito conhecida em Minas Gerais. Dois mineiros estavam sentadinhos na grama, passou um boi voando. Ninguém falou nada, depois outro boi passou voando, isso aconteceu umas quatro vezes. Aí um mineiro virou para o outro e disse: "acho que a casinha deles é pra lá". Daí vocês podem concluir a minha desconfiança. Morei em São Paulo capital por muitos anos. Não perdi nem o meu "uai" e continuo só observando.
As amizades, hoje em dia, são estranhas, tudo depende do que que você tem a oferecer. E é por isso que aguardo ansiosamente o que que o norte-coreano e o Trump querem um do outro, porque amizade gratuita só de pai e mãe.



Maria Helena Junqueira Reis
Junho de 2018, Os dois profundamente calmos

segunda-feira, 4 de junho de 2018

O controle da internet

Li e ouvi comentários que em Brasília estão querendo criar lei para controle da internet. Estudo este assunto desde 1990. Foi meu objeto de dissertação na Universidade Federal de Minas Gerais e posterior publicação pela livraria e editora Del Rey. No meu humilde entender, tentar conter a internet é missão impossível. Já escrevi, em outra oportunidade, sobre a caixinha de Pandora, figura mitológica grega que continha tudo que havia de ruim. A norma era a seguinte: não abrir a caixinha de Pandora, mas um dia alguém abriu e saiu de lá tudo, inclusive a esperança. Não discuto a validade da internet, mas o ser humano onde coloca a mão, ou coloca para o bem ou para o mal. O nosso código penal brasileiro é de 1940 com pouquíssimas modificações.
Vejo a dificuldade maior com os hackers, que são inteligentíssimos e que não vai ser uma lei que vai freá-los, eles criarão outro jeito de fazer o que fazem. Imaginem que eles influenciam o mundo, para o bem, nunca.
Esperar votação de câmara, senado, sanção presidencial, aí meus colegas, eles já bolaram uma outra alternativa.
Vamos ver o que vai virar esse angu de caroço.

Resultado de imagem para hackers



Maria Helena Junqueira Reis
Junho de 2018